Ministro inaugura primeira UPA 24h de Rio Claro

População pode contar com atendimento de urgência e emergência da primeira unidade do município, com capacidade para receber até 300 pessoas por dia.

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, inaugurou, nesta sexta-feira (1), a primeira Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24h no município de Rio Claro, no estado de São Paulo. Localizada no bairro Estádio, a nova unidade contará com até 12 leitos e tem capacidade para atender até 300 pacientes por dia, prestando atendimento emergencial de baixa e média complexidade, 24 horas por dia. Serão beneficiados 186,2 mil habitantes.

“Esta UPA tem um papel muito importante para a população de Rio Claro, porque vai reduzir a lotação dos prontos-socorros. Além disso, atuará articulada com outros serviços de urgência, como o Serviço Móvel de Urgência (SAMU 192). Apostamos nessa rede de atendimento para tornar o Sistema Único de Saúde (SUS) mais eficiente, melhorando o atendimento à população”, avalia Padilha. A unidade contará com quatro médicos pediatras e clínicos gerais.

O ministro esclareceu ainda que a UPA desafoga as emergências e que resolve 90% dos problemas que chegam à unidade. “Onde a UPA funciona, de cada 100 pessoas que tinham que procurar uma emergência, 90 delas resolvem o atendimento na unidade”, destacou.  

Durante a inauguração, o ministro também entregou um kit gestante a uma cidadã do município e fez uma homenagem à primeira drogaria que aderiu ao programa Farmácia Popular em Rio Claro.

Para a unidade de Rio Claro, o Governo Federal liberou incentivos de R$ 2 milhões para construção e compra de equipamentos necessários para o funcionamento. O município também receberá incentivos anuais para custeio e manutenção dos serviços. Em todo o estado de São Paulo, funcionam outras 26 UPAS 24h.

ATENDIMENTO –As UPAS 24h estão inseridas na rede Saúde Toda Hora, que está reorganizando a atenção às urgências e emergências no SUS. A estratégia de atendimento está diretamente relacionada ao trabalho do SAMU, que organiza o fluxo de atendimento e encaminha o paciente ao serviço de saúde adequado à situação.

Nas unidades, os pacientes são avaliados de acordo com uma classificação de risco, podendo ser liberados ou permanecer em observação por até 24 horas ou, se necessário, serão removidos para um hospital de referência. No Brasil, 180 UPAs estão em funcionamento e mais 646 unidades já estão habilitadas e seguindo os trâmites para entrarem em funcionamento.

As UPAs são divididas em três tipos, conforme a capacidade de atendimento. As unidades tipo III apresentam estruturas de até 20 leitos e capacidade para atender até 450 pessoas por dia. As do tipo II, com até 12 leitos, recebem até 300 pessoas diariamente, como a unidade de Rio Claro, enquanto a do tipo I, com oito leitos, possui potencial para atender até 150 pacientes por dia.

Os valores do financiamento também variam de acordo com o porte da UPA, podendo chegar a R$ 2,6 milhões.

PARCERIA - Ainda no estado de São Paulo, o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, conheceu nesta sexta-feira (1) as instalações da nova Unidade Básica de Saúde (UBS) de Nova Odessa, localizada no Jardim Alvorada, que atenderá todos os bairros da região. A UBS compreende 688,49 metros quadrados de aérea construída e terá clínico geral, pediatra, ginecologista e odontólogo. O local também vai realizar coletas para exames de sangue. Atualmente, o município de Nova Odessa conta com quatro Unidades Básicas de Saúde. A previsão é a unidade seja inaugurada neste sábado.

 

 

Fonte: portal da saúde MS